Wednesday 30 April 2008
Projeto de interesse para pessoas portadoras de deficiência
Webmaster , Wednesday 30 April 2008, 18:28 // comment: 0

“Telecapacitados” é um projeto de pesquisa com a finalidade de analisar se o teletrabalho constitui uma ferramenta eficaz para a inclusão trabalhista de pessoas com deficiência.

O estudo vem sendo realizado no âmbito da Comissão TIC (Tecnologia da Informação e das Comunicações), da Associação Argentina de Usuários de Informática e Comunicações), com o apoio financeiro do Centro Internacional de Pesquisas Para o Desenvolvimento (IDRC), uma instituição criada pelo Parlamento do Canadá para cooperação nos programas que contribuam com o maior bem-estar e a qualidade de vida nos países em desenvolvimento.

A equipe de “Telecapacitados” é formada por pesquisadores dos nove países envolvidos no projeto: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. Como os integrantes estão disseminados na região latino-americana e do Caribe, a modalidade adotada é o teletrabalho. São realizadas reuniões virtuais periódicas, trocas em listas de correio e preparação de documentos em plataformas específicas. Entre os participantes, encontramos pessoas com e sem deficiência.

Uma das ferramentas do projeto é o lançamento de uma série de questionários. Estes podem ser respondidos por qualquer pessoa que assim o desejar. O primeiro dentre os citados questionários já se encontra disponibilizado no blog “Telecapacitados”, abordando especificamente os temas do teletrabalho e deficiência.

Para o futuro próximo estamos planejando um questionário sobre o acesso a tecnologia para as pessoas com deficiência.

A sua participação no questionário constituirá um subsídio sumamente valioso para a pesquisa. Para acessar o questionário em português, basta acessar http://telecapacitados.tic.org.ar/blog/pesquisa-portugues e clicar em “Aceitar”.

Muito obrigada

Cristina Otálora
Equipe Brasil
Email: telecapacitados@bighost.com.br


News Categories